domingo

Um blogue sobre corrida


.... não é original com certeza, mas foi a maneira mais simples que eu encontrei de registar e partilhar uma paixão que descobri à pouco mais de 2 anos - a corrida. Sei que existem as redes sociais que chegam a mais pessoas, e de forma mais efectiva, mas o intuito é mesmo “registar” apenas para mim, não é ter 5 mil “amigos” a mandar bitaites e like its diariamente. Se houver mais uma ou outra pessoa que possa vir a achar piada a este blogue e quiser acompanhar ou participar tudo bem.

Desde que me lembro, sempre estive de alguma forma ligado ao desporto - joguei futebol durante 20 anos, estudei desporto na secundária e não fosse ter reprovado a matemática no 12º (2 vezes :D) com certeza teria seguido esta área. Curiosamente a corrida nunca foi algo de que eu gostasse verdadeiramente, era apenas um meio usado e necessário durante cada época desportiva para atingir um fim (boa forma).  

Com o passar dos anos, já na vida profissional activa, fui evoluindo na minha profissão (ligado ás vendas em mercados de exportação), que me obrigou a dedicar mais tempo á empresa, que incluía muitas viagens, mais responsabilidade e com isso mais horas de trabalho e menos tempo para o desporto. Uma lesão muito grave num joelho em 2002 obrigou-me a deixar completamente toda a actividade física durante anos – apenas ao fim de 3 anos consegui de alguma forma iniciar novamente a prática de actividades físicas mais exigentes (voltar a jogar futebol com os amigos, uma corridita ou outra, ginásio). Durante este tempo fiquei “malandro” e acomodado tendo sempre uma desculpa para a não prática de desporto. Isto arrastou-se alguns anos até ter chegado aos 97kgs de peso e a uma condição física lastimável – eu que sempre tinha sido um trinca-espinhas (70Kgs era o meu peso em jovem e era conhecido como “o carga de ossos”) cheio de força e pujança. Em final de 2009 decidi que estava na hora de fazer algo para mudar e voltar a estar em forma – tinha que ser algo que pudesse fazer sozinho, que não requeresse muito equipamento e pudesse ser feito em qualquer hora e local – não há muita coisa que encaixe neste perfil e a escolha recaiu na corrida. No Natal de 2009 as minhas prendas foram umas sapatilhas de corrida e um relógio para medir distâncias, ritmos e calorias – o meu primeiro registo de corrida foi dia 26.12.2009, uma corridinha de 5km (exagerei logo no primeiro dia). Conhecendo-me bem (sou competitivo e ambicioso) tinha que arranjar algo que me motivasse a continuar e não desistir – lembrei-me de me inscrever numa prova popular, nada mais, nada menos do que uma meia-maratona (a de Lisboa da Ponte 25 de Abril) que se realizaria apenas 3 meses mais tarde e que viria a concluir (mais morto do que vivo) no tempo maravilhoso de 1h52min. Nesta altura já estava viciado neste desporto, e hoje, passados mais de 2 anos não me imagino sem correr – aliás, se estiver 2 ou 3 dias sem puder dar corda às sapatilhas começo a ficar impaciente – parece que falta qualquer coisa.

Nestes 2 anos já papei alguns kms, participei em algumas provas de estrada e até uma de montanha, pertenço a um clube de atletismo (CAL – Clube de Atletismo de Lamas) onde encontrei pessoas amigas que partilham do mesmo gosto e tenho melhorado os meus desempenhos desportivos. Aliás, a corrida tem esta particularidade boa, que te permite seres competitivo contigo mesmo, pois o que me move e motiva, além de tudo o que corrida me dá (saúde e boa disposição, além de um sentimento de liberdade que me permite desligar do stress do dia a dia), não é vencer uma prova, o que é mais do que improvável (acho que se houvesse uma prova onde eu fosse o único inscrito, ficaria em 2º ou até 3º :D), mas sim conseguir melhorar pessoalmente os meus registos pessoais (seja os tempos, resistência ou distâncias) – resumindo, o meu adversário sou eu próprio. Outra coisa que consegui neste pouco tempo, foi incutir a corrida em alguns amigos – no fundo sou uma espécie de “missionário das corridas”. Ainda não consegui (e acho que nunca vou conseguir), com muita pena minha, passar o vício á Inês (minha esposa) – mas vou continuar a tentar – era giro tê-la como companheira em alguns treinos e provas.

Não liguem ao português e a possíveis erros, pois eu nasci na Alemanha e vim para Portugal com 10 anos (aprendi a gramática alemã que esqueci entretanto, e a portuguesa nunca aprendi :D) – desculpa esfarrapada esta, não?  Quanto ao novo acordo ortográfico estou como o Miguel Sousa Tavares, ou seja, completamente borrifando – não me interessa e nunca percebi o porquê de adaptar a língua portuguesa aos outros tipos de português que se fala noutros países lusófonos. Pode ser que um dia destes me veja obrigado a aprofundar o tema – é que tenho uma filha (linda) de 6 anos e para a poder acompanhar na escola desconfio que vou ter que engolir o orgulho e adaptar-me. Bem mas este tema é político e nada tem a ver com o tema deste blogue.

Quanto ao nome do blogue, olhem, foi o que me veio á cabeça assim de repente – podemos “papar” kilometros de muitas maneiras, mas a melhor forma de o fazer na minha opinião é mesmo a correr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário