segunda-feira

Meia de Cortegaça 2012 - Já está...1h36min16seg

Ontem voltei a participar numa corrida, a 28º edição da já mítica Meia Maratona de Cortegaça. Na minha curta carreira nas corridas de pelotão foi a minha 7ª Meia Maratona – por este andar quando fizer 100 anos devo ter umas 200 e tal.
O CAL estava representado em grande número nesta prova:
Dias, Constantino (mais uma vez parabéns pelos 60 anos – que goze muitos mais), Palma, Francisco, Miguel Barbosa, Nuno, Hugo, Bruno, Paulino.

Faltavam entre outros os meus amigos Zé Miguel e o Zé Coelho (ambos a recuperar de lesões).
A última corrida que tinha feito tinha sido a Maratona de Madrid, exactamente há 3 semanas atrás. Durante este tempo pouco treinei, por estar em recuperação da Maratona mas também por me ter aparecido uma dor estranha no pé esquerdo, que estava a teimar em desaparecer, de tal forma que tinha colocado a minha participação em causa – o meu último treino tinha sido na 5ª feira passada em que numa corrida lenta de 11km a dor tinha sido intensa, de tal forma que depois de treinar andei manco até ao dia seguinte. O que me “safou” desta vez foi a minha Inês, que com um tratamentozinho conseguio o milagre de me por em condições para correr ontem (é o que faz ter uma terapeuta “chinesa” em casa). A dúvida da minha participação apenas desvaneceu durante o aquecimento, em que me senti bastante bem (a meia elástica tb deve ter ajudado).  Agora só tinha que enfrentar os 21km da prova e os 25kg de comida que tinha ingerido durante a semana passada – mais nada se ia intrometer na minha tentativa de recorde pessoal na meia. Mais nada? Pois, pensava eu….é que durante o aquecimento a bateria do meu sensor da sapatilha pifou o que fez com que tivesse de enfrentar a corrida ás “cegas” sem conseguir controlar o ritmo da corrida. Já estava para tudo nesta altura.

De salientar que a malta que participou na Maratona de Madrid, ter usado (excepcionalmente e devidamente autorizado pelos outros elementos do CAL) a camisola da Maratona em vez da camisola do clube....como podem ver o azul fica-me bem melhor que o vermelho, e parece que me dá mais força - acho que deviamos mudar as cores do CAL para azul (com riscas brancas talvez já seja pedir de mais) :D


A partida foi dada na Avenida principal de Cortegaça, junto á Praia um local ideal para estas coisas. Segundo a organização houve um recorde de inscrições (ca.1100 pessoas). Á hora da partida (10.00h) o tempo estava bom, o céu encoberto ajudava a manter a temperatura amena. Como sempre distraí-me e quando dei por ela já não dava para partir mais á frente no pelotão. Logo que se deu o tiro de partida arranquei forte – como não tinha controle sobre o ritmo tentei regular-me pelos batimentos cardíacos – pela experiência que tenho o ritmo que necessitava para o meu recorde (ca.4,30min/km) dava um batimento cardíaco na ordem dos 165/170 por minuto. No início a confusão habitual nestas andanças com muita gente e o pelotão a esticar-se. O ambiente estava bom, com bastante gente a assistir ainda dentro de Cortegaça. Tentei manter mais ou menos o mesmo ritmo durante os primeiros kms da prova, de repente vejo uma marca de 5kms pintados na estrada e o meu relógio apontava 23,30min (já estava atrasado)…pior fiquei quando mais á frente aparece nova marca com 5kms (não sabia a quantas andava)…decidi-me a manter o ritmo…..entretanto já vinham em sentido contrário os primeiros atletas da frente da prova – como sempre 2 africanos (neste caso etíopes) isolados com os tugas a fazerem uma prova mais atrás á parte……dos nossos passou primeiro o Barbosa e só depois o Nuno, posições que se viriam a alterar no fim… passado algum tempo lá vinha o Hugo (o rapaz anda a treinar para uma Ultramaratona que se realiza no próximo domingo – para o ano vou com ele)….. apenas quando demos a volta em Maceda tive a certeza da distância percorrida – metade da prova (ca.10.550m) em ca.49,30min…o atraso para o meu recorde era de ca.1min15seg…..sentia-me bem, o pé estava a aguentar-se bem pelo que decidi aumentar um pouco o ritmo. Encontrei um casal de atletas que me pareciam ir num ritmo bom para mim e decidi-me a acompanha-los. Alguma conversa tb ajudou a passar o tempo….as pernas andavam mais ou menos bem, mas as asneiras com as comezainas da semana anterior estavam a fazer-se sentir…..ca.km 15/16 os dois companheiros aceleraram e deixaram-me para trás e eu encostei a outro casal para manter o ritmo…já faltava pouco quando vi uma marca de 19kms no chão….pelas minhas contas de cabeça dava para bater o recorde se fizesse um último esforço (só esperava que a marca estivesse correcta) e acelerei…..não demorei muito a entrar na rotunda e vi a meta lá ao fundo…..este último km demora uma eternidade, a gente vê a Meta mas parece que nunca mais chega…..nos últimos 300/400m ainda tive força para um sprint e acabei em 1h36min16seg (tempo oficial) e recorde pessoal…..a satisfação naturalmente era grande, objectivo cumprido. Outro factor positivo era o me pé que se tinha aguentado muito bem e passado um ou dois minutos tinha recuperado do esforço – senti que faltava alguma coisa – o corpo estava habituado a distâncias maiores ao domingo – muito bom e acho sinceramente que se tivesse tido o meu relógio a funcionar tinha conseguido melhor tempo (ainda tinha energia dentro de mim).
O pessoal do CAL, como sempre, esteve em grande….aqui os resultados:

Dorsal
Classificação
Nome
Tempo Oficial
436
111
NUNO SILVA
1,22,41
438
185
MIGUEL BARBOSA
1,27,34
435
361
HUGO FERNANDES
1,35,54
434
370
CARLOS CARDOSO
1,36,16
439
493
FRANCISCO COSTA
1,40,34
442
587
LUCIDIO DIAS
1,44,35
441
671
JOAQUIM PAULINO
1,49,04
440
765
CONSTANTINO SANTOS
1,54,59
433
774
BRUNO PINHO
1,55,26
437
775
JOSE PALMA
1,55,33

Uma palavra para a organização da corrida – IMPECÁVEL!!! Nos dias que correm, de grave crise financeira, sem apoios das chamadas “grandes” empresas, organizar um evento com esta qualidade é um exemplo, mesmo para alguns organizadores dos eventos das grandes massas no Porto e Lisboa. O percurso é fantástico, os abastecimentos bons (então as esponjas….) e até o ambiente é bom (embora pudesse ter mais algum público). Ao fim de duas participações nesta meia posso dizer que é das minhas provas preferidas.

Concluindo, mais uma meia para o meu currículo, mais um domingo de manhã bem passado com umas centenas de pessoas unidas numa paixão partilhada por todos. Por fim umas fotos do pessoal do CAL……











Nenhum comentário:

Postar um comentário