domingo

Corrida pela Selecção - Porto

Ontem participei na Corrida pela Selecção no Porto, organizada pela Runporto  – o percurso era fácil, iniciava (ás 10h) na Avenida dos Aliados  em sentido descendente, passava ao lado da estação de S.Bento em direcção á Ribeira, lá em baixo cortamos á esquerda, passamos o túnel da Ribeira, depois antes da ponte D.Luis á direita percorremos a zona da Ribeira, passamos a Alfandega e seguimos sempre na marginal até ao jardim do Passeio Alegre na Foz (que contornamos) onde estava instalada a Meta.

Como tinha intenção apenas de participar em ritmo de treino e achava que 8kms era pouco, tinha decidido fazer mais alguns kms antes e depois da corrida – como nenhum dos companheiros habituais tinha disponibilidade para me acompanhar neste ideia, lá fui sozinho.. Saí de casa pelas 7.30h, e ainda não eram 8 da manhã já estava a estacionar por baixo da ponte D.Maria Pia na marginal do Porto – tinha pensado deixar no Freixo mas achei que era longe demais para voltar depois da prova e decidi levar o carro um bocadinho mais á frente. Lá me pus a caminho dos Aliados, sempre devagarinho…..não demorou muito e deu-me cá uma volta ao intestino (acho que eram as  comezainas com clientes nos dois dias anteriores a fazer-se sentir)…decidi “visitar” uma pastelaria que conheço ali na praça da Ribeira….tomei um café e usei a casa de banho deles para mandar um “fax de algumas páginas para a China”….não sei porquê, mas lembrei-me de um certo colega das corridas com um episódio idêntico na Meia de Viana deste ano. Bem mais aliviado (e mais leve), lá me pus de novo a caminho, desta vez a subir até aos Aliados onde cheguei “apenas” com 2,5kms nas pernas (muito mais curto do que esperava…ainda dei uma voltinha para completar os 3kms e dirigi-me ao Café Imperial para esperar pelo pessoal do CAL, que chegou passado algum tempo. Qual o meu espanto quando o pessoal chega todo equipado com a camisola de Portugal que a organização distribui-o pelos atletas….só eu é que levei o equipamento do clube!!!!!

Nesta prova a nossa equipa estava muito bem representada ….. faltavam apenas o Hugo, o Sr.Francisco, o Palma e o Sr.Paulino. De resto estavam todos e mais alguns – muitos familiares e amigos de alguns atletas nossos tb participaram, uns a correr outros a caminhar. Destaco a participação do meu amigo Bruno Maia (que na minha opinião dava um atleta do caraças se se dedicasse um bocadinho a isto) e do Zé Moreira, que se estreou em provas de corrida. Faltou o meu amigo Espinhas, que embora estivesse inscrito se lesionou no dia anterior numa futebolada com o pessoal. Durante a prova vi tb 2 amigos de Fiães que já não via há algum tempo (o Patricio e o Rui Pedro), que foram experimentar estas andanças.

Como quase sempre acontece comigo, ando na conversa e distraído e quando me lembro e vou para a zona de partida, já sou dos últimos o que prejudica a minha performance. Mas desta vez não estava minimamente preocupado, sempre era “apenas” para participar. Estavam inscritos mais de 8.000 atletas, e a partida foi dada uns minutos depois das 10.00h (pelo Cristiano Ronaldo via TV....ó amigo, concentra-te é a marcar penalties.....preferia que tivesse sido a Aurora Cunha ou a Rosa Mota)…..entre o tiro de partida e a minha passagem pela partida passaram mais de 4 minutos. Desatei logo a dar “gás” e a tentar passar o máximo de participantes (a maior parte das caminhadas) o que era difícil, porque eram muitos….eram sprints e travagens constantes que numa prova mais longa de certeza teriam sido “fatais”. Senti-me tão bem que decidi manter um ritmo alto – nos primeiros 3 ou 4kms tive a companhia do Bruno Maia, que mostrou excelente ritmo para quem praticamente não treina corrida – tem boa força muscular e conseguir andar um pouco acima dos 4min/km é muito bom. Lembro-me que fiz toda a prova a ultrapassar pessoal, de trás para a frente…se fui ultrapassado foi por 2 ou 3, nada mais. Senti-me tão bem que decidi manter o ritmo até final…..a meio apanhei o Zé Badolas com o Sr.Dias….o Zé decidiu vir comigo, o que fez até praticamente ao fim. Acabei a corrida a acelerar e cheguei á meta num tempo oficial ligeiramente acima dos 37min….limpinho deu 33minutos certos o que é excelente para o meu nível (dá 4,06min/km) – será que a corrida tem os 8km? Passado pouco tempo chegaram o Bruno Maia (34min e uns segundos net – é excelente), o Matateu e o Bruno….no regresso aproveitei a boleia deles e viemos até á zona do fluvial a pé (tinham deixado lá o carro), despedi-me e fiz o resto até ao meu carro a correr, num ritmo vivo (+6kms)….no total fiz 17kms…tinha pensado fazer mais alguns, mas o ritmo foi mais elevado do que previsto e senti-me muito bem. A recuperação tb foi muito boa….não tive qualquer dor muscular de maior relevância e estou pronto apra outra.

Quanto á prova, foi giro, embora continue a achar que a selecção de futebol não “mereça” que corram por eles (ontem mais uma vergonha – espero que quando for a doer, não nos deixem ficar mal). Deu para promover a corrida, o que fez com que muitas pessoas que nunca pensaram em entrar numa coisa destas, aderissem. E deu para angariar um dinheiro para a Associação Novo Rumo que espero permita ajudar mais algumas crianças e jovens em risco.

Na próxima semana vou tentar treinar durinho….estou por terras lusas e com um feriado na 5ª feira acho que poderei arranjar tempo para uma boa semana de treinos, como preparação para a Corrida de S.João no dia 17.06.2012 no Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário