sábado

Nascidos para Correr

Comprei um livro que já andava para ler á muito tempo - chama-se Nascidos para Correr e foi escrito por Christopher McDougall. É um livro sobre a corrida no seu sentido mais puro, baseia-se numa tribo de superatletas que vive na Sierra Madre no México - chamam-se Taramuharas e correm o dia todo, para viver e por prazer. Fala num "branco maluco" chamado Caballo Blanco que foi viver para o meio deles (que por acaso faleceu em Março deste ano a fazer o que gostava - a correr pela serra),  e além de várias histórias veridicas paralelas, envolvendo superatletas, traficantes de droga, ultra-corridas loucas, ainda nos relata a mais espectacular corrida do mundo que ninguém viu.

O tema mais controverso que este livro aflora, tem a ver com o defender a corrida descalço ou quase (sapatilhas de solas duras) ao contrário de tudo o que  as grandes marcas lançam como tecnologia nas sapatilhas. Dão-nos a conhecer pareceres de grandes cientistas, técnicos, médicos da área que confirmam o que defendem. Publicam estudos que "assustam" e mostram que desde que as sapatilhas com amortecimentos foram introduzidas (pela Nike em 1972), as lesões tipicas dos corredores (joelhos, tendões de Aquiles, etc) aumentaram e muito. A mim, isto deixou-me a pensar, estou tipo tolo no meio da ponte.

Ainda vou a meio mas é o suficiente para o aconselhar a toda a gente que gosta de corrida. Acho que este livro me despertou ainda mais o interesse nas corridas de montanha - até hoje só fiz uma (Trail na Serra do Sicó em 2011 - 30kms) que adorei....acho que vai ser este o meu caminho como corredor no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário