sábado

Corrida do Mártir 2012 - Cucujães

Hoje fui fazer a Corrida do Mártir a Cucujães com o pessoal do CAL. Foi a minha estreia como Veterano 40. Como estamos em Agosto, aliado ao facto de a prova se ter realizado a um sábado à tarde, a partcipação foi fraca - penso que a prova de seniores não deve ter ultrapassado os 100 atletas. Do CAL partciparam, além da minha pessoa, o Zé Miguel, Badolas, Bruno, Sr.Dias, Miguel Barbosa e ainda o Paulo Neves (um colega de clube emigrado em França, que estando de férias por terras lusas aproveitou para fazer uma perninha).

Chegamos a Cucujães por volta das 15h e fomos tomar um cafézinho a um supermercado (sim, leram bem.....Cucujães não tem cafés por incrivel que pareça:D, pelo menos ali naquela zona). As provas começaram às 16h com os escalões dos mais novos e a nossa corrida começou uma hora depois.....o nivel, como sempre nestas provas mais pequenas, é elevado em comparação com as minhas capacidades, mas isso não me aflige minimamente (conheço as minhas limitações). Além da elevada temperatura que se fazia sentir, o percurso de 9km era do mais duro que se vê em provas de estrada aqui pela zona - vários colegas mais experientes avisaram-nos em relação ao percurso, especialmente 2 subidas, uma de 2,5km logo no inicio e uma pelos 7km. Se já não ia com intenções de dar o máximo (afinal estou em preparação para a Maratona do Porto e tenho de me poupar), com estes avisos é que não ia mesmo "matar-me". Para não ser atropelado por ninguém, na linha de partida coloquei-me no fim do pelotão - a partida foi dada mais ou menos a horas, e depois de uma descida de 300 ou 400 metros começava o "primeiro prémio de montanha" até quase aos 3km - subidas ingremes e sol escaldante era um coktail explosivo para nos dar cabo do fisico...parti lento e quando começamos a subir comecei lentamente a ultrapassar alguns atletas, tentando manter um ritmo certo (ca.5,20min/km) e poupar-me o que funcionou, pois depois do terreno ficar plano consegui facilmente acelerar para ritmos bem abaixo dos 4,30min/km. Mais ou menos a meio da corrida apanhei o Badolas (que tinha "fugido" no incio) e, como muitas vezes, fizemos o resto da prova juntos. As descidas davam-me cabo do meu joelho direito, mas nas rectas andava bem....até que ca. dos 7km veio a 2ª subida acentuada que me criou algumas dificuldades a nivel das pernas, mas pouco depois de o terreno votar a ficar plano conseguimos recuperar e ir num ritmo certinho até à meta. No fim deu um excelente tempo de 40,10min e uma média de 4,28min/km - muito bom para quem não deu o máximo (mas andou lá perto). Acabou por ser um belo treino e em mais umas horas passadas com bons amigos.



A organização da prova não é das melhores (dorsais rudimentares, abastecimentos insuficientes para uma prova tão dura e o calor que estava), quando se trabalha sem grandes apoios é no que dá. Mas a simpatia das pessoas envolvidas compensou quase tudo. O circuito em si é muito duro, mas para quem quer fazer um treininho bom (como eu), não muito longe de casa, até que é uma boa opção.

Agora vou estar um mês sem participar em provas - a próxima é a 16 de Setembro no Porto, a Meia Maratona Sportzone (se estiver como espero estar, vou tentar bater o meu recorde pessoal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário