domingo

Maratona do Porto - 5ª semana de treinos


A semana que acaba hoje foi fantástica para mim no que diz respeito a treinos. Esta 5ª semana de preparação contemplava uma das semanas mais duras do plano inteiro, e eu não só cumpri como ainda consegui superar ligeiramente – nesta altura da preparação sinto-me bem, em forma, recupero bem dos esforços e estou motivado e confiante.

Em resumo a semana foi assim:
2ª feira – descanso
3ª feira – 15,5km (incluindo 8 series de 800m2 abaixo de 4,15min/km)
4ª feira – descanso
5ª feira – 15,5 km de corrida rápida continua (4,49min/km)
6ª feira – 8km em tapete
Sábado – 12km de corrida descontraída em Fátima
Domingo – 32km de treino longo (5,24min/km)

Fiz um total de ca.82km (o plano previa 80).

Destaque para o treino longo de hoje, onde tive a companhia do Bruno e do Zé Alexandre. O Bruno, anda como eu a preparar a Maratona do Porto e o Zé Alexandre a Meia Sportzone do próximo domingo (a estreia dele nesta distância). Começamos juntos a um ritmo baixo, que aumentamos gradualmente….o Zé Alexandre, aos 5,5km ficou para trás, devido a uma dor no joelho que o anda a apoquentar. Eu e o Bruno fizemos a primeira metade do treino a ca.6 min/km e no regresso aumentamos o ritmo... a ca. de 4km do fim, aproveitei que o Bruno teve de “mudar as águas às azeitonas” e “fugi-lhe” (o chamado amigo da onça) e acelerei até ao carro – senti-me muito bem e fazia mais alguns quilómetros rápidos se tivesse que ser. Estes treinos longos em boa companhia são um espectáculo.
Falta referir que o Zé Alexandre fez uma distância acima de Meia-Maratona e está mais do que preparado para se estrear na próxima semana. O Bruno fez o primeiro treino acima dos 30km e está no bom caminho para atingir o objectivo das 4 horas na Maratona do Porto.

A próxima semana é de redução de cargas e kms (estão previstos 55km) e culmina com a Meia Maratona Sportzone no domingo no Porto. Continuo com a ideia de tentar bater o meu recorde pessoal nesta distância – vou tentar seguir desde inicio a 4,30min/km o que dá ca.1h35min, mas se por algum motivo sentir que estou a prejudicar a preparação para a Maratona abrando – Meias Maratonas existem muitas durante o ano, mas Maratonas não (pelo menos para mim).  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário