domingo

24ª Meia Maratona de Ovar - 2012

Hoje fui participar na Meia Maratona de Ovar, que já conta com 24 edições, sendo uma das mais consagradas meias maratonas de Portugal. Foi a minha 2ª participação, depois de no ano passado ter batido o meu recorde pessoal (entretanto melhorado por duas vezes) e ter ficado grande fã desta prova. A particularidade deste ano prendia-se com a data do evento, ao contrário de todas as outras edições que sempre foram no feriado 5 de Outubro, este ano realizou-se a 7 de Outubro – o organização estava com receio que o feriado fosse “cortado” já este ano e não correu riscos.
 
Como me encontro em plena preparação para a Maratona do Porto, e minha intenção para hoje era de fazer um treino longo. Tinha pensado em fazer 10km antes da prova e depois fazer a corrida em ritmo descontraído perto das 2h. A coisa não foi bem como eu tinha planeado.
Para começar, estava meio adoentado, este tempo frio de manhã e à noite, e quente durante o dia fez-me mossa, e passei 6ª e sábado um pouco “mole”, com alguma expectoração mas pelo menos sem febre. Hoje quando me levantei sentia-me um pouco melhor, embora ainda sentisse o corpo um pouco dorido. Encontrei-me com o pessoal do costume (Badolas, Zé Miguel e Bruno) no sítio habitual (Beto em Fiães) por volta das 7.45h e depois de uma viagem curta chegamos a Ovar onde nos encontramos com o resto do pessoal para o café da praxe, alguma conversa e para combinar que a apresentação oficial do CAL será a 1 de Dezembro 2012. De referir que um pouco antes me encontrei com o Gil, um colega de trabalho da Cinca, em tempos atleta de corridas mais curtas (400 e 800m se não me engano), que afastado das correrias há muitos anos, desta vez decidiu voltar a calçar as sapatilhas e nas últimas semanas andou a preparar esta prova que se realiza na sua terra.
Quando dei por ela, e perdido nas conversas, já era tarde para fazer 10km antes da prova….mesmo assim ainda deu tempo para fazer 6,5km, um aquecimento mais longo na companhia do Bruno. Chegamos à zona de partida quase em cima da hora e ficamos quase a fechar o pelotão. O ambiente era muito bom, estavam quase 2000 atletas inscritos na Meia e muita gente a participar na caminhada (acho que neste caso nem ficam atrás das grandes provas do Porto). O ambiente era óptimo, com a cidade de Ovar a sair à rua para assistir ao evento – o tempo quente ajudava à festa. Ainda encontrei o Pedro, um antigo colega de escola que corre pelo Caldas de S.Jorge. Não tardou o tiro de partida e lá seguimos (eu e o Bruno) em ritmo descontraído pelas ruas de Ovar – os primeiros 6kms são às voltas pela cidade passam num ápice, muito por culpa do muito público a incentivar os atletas. Estava tão descontraído que na 2ª passagem pela zona da partida me dirigi a uma roulotte de farturas para pedir “uma dúzia delas” à menina, que naturalmente me mandou dar uma volta, conselho que segui à risca :D. Com o entusiasmo até íamos já um pouco acima da velocidade que pensava imprimir (ca.5,25min/km). Quando saímos da cidade “a coisa piorou”, devido ao calor abafado que se fazia sentir, aliado a alguma fraqueza que sentia, fez com que começasse a sentir algum cansaço. Entretanto apanhamos o Zé Miguel e quando entramos na avenida que ia dar ao Furadouro (a descer), com um bocadinho de vento contra, voltei a sentir-me bem. Mesmo sem querer o ritmo tinha aumentado ligeiramente (em média à passagem dos 10km estávamos nos 5,18min/km). Não tardou chegamos à minha parte favorita desta prova, quando passamos na rua junto ao mar no Furadouro, a estrada “estreita” com o muito público a incentivar de ambos os lados….o ritmo sobe sem nos apercebermos. Pouco depois estávamos a passar os 15-16kms, zona onde o Bruno disse que iria abrandar um pouco e o Zé Miguel decidiu o mesmo. Sentia-me bem e decidi tentar fazer os últimos 5kms a um ritmo mais alto e acelerei. Daqui até à meta foi sempre a ultrapassar gente, aguentei-me bastante bem e ainda deu para fazer o último km abaixo de 4,30min/km. Tempo oficial 1h48,08  (média 5,08min/km) – embora este seja o meu segundo pior registo de sempre em meias maratonas (das 9 que fiz até hoje) e a 13minutos do meu melhor registo, conseguido há 3 semanas atrás, fiquei satisfeito, porque tinha feito o treino que queria – embora estivesse mais cansado do que pretendia. No total não fiz os 30kms que queria (fiz pouco mais de 27km), mas fi-los mais depressa do que planeado. Vamos lá ver como recupero, pois 3ª tenho de voltar à estrada.
O pessoal do CAL (participação em massa como sempre nesta prova) esteve como sempre, impecável. Todos concluíram as suas provas, tendo no Miguel Barbosa (tinha que ser meu primo) o melhor elemento desta vez, acabando em pouco mais de 1h21min, logo seguido do Nuno Silva em 1h23. Todos os restantes concluíram as suas provas (Sr.Dias, Sr.Francisco, Sr.Alberto (este tem 24 participações em 24 edições), Sr.Paulino, Sr.Constantino, Badolas, Zé Miguel, Bruno e eu próprio), não havendo recordes pessoais a assinalar.
De salientar que o Gil (da Cinca) completou a prova com 1h49min, a parece tomado pelo “vírus” da corrida, já falando em próximas provas e até em aventurar-se numa maratona – se quiseres és bem-vindo ao CAL – gajos porreiros tem sempre lugar neste clube. E mais uns treinos e ninguém te segura, ficas numa classe à parte com o Miguel Barbosa e Nuno Silva.
Destaco ainda a estreia numa meia maratona de outro colega da Cinca, o Vitor Sousa em 2h09min. Tinha feito a preparação para se estrear na Meia Sportzone no Porto, mas um azar não o permitiu. Hoje consegui-o, está de parabéns e espero que seja a primeira de muitas.
“Encontramos” durante a prova o Joel Santos, amigo de trabalho do nosso Nuno Silva, que nos tinha acompanhado na aventura de Madrid em Abril deste ano. Depois de provas de 10km, agora já fez umas meias. Tb és bem-vindo ao CAL e prepara-te, pois consta-se que em Abril 2013 a malta vai à Maratona de Paris.
Uma palavrinha para a organização, a cargo da AFIS. Fenomenal. O percurso é fantástico, muito público, bons abastecimentos (então as esponjas com este calor sabem muito bem) – sem dúvida uma das minhas provas preferidas. Muitos parabéns e se puder para o ano contem comigo novamente.
Aqui umas fotos tiradas antes da prova:
 
Badolas - quando vires calças dessas para homem avisa-me por fvr, ok? Ahh....e este meu amigo hoje largou mais uma pérola....diz ele "Ó Carlos, e se usasses uma BRACELETE nesse cabelo?"...e depois a malta é que tem a mania de se meter com ele...
 
 Zé Miguel - estavas cá com uma vontade hoje...

Eu...."lindo" e "maravilhoso" como sempre....

Bruno - não te adianta nada meteres a barriga para dentro.....
 
ahh, e por fim uma invenção de uma equipa de colegas das corridas.....a tropa manda desenrascar..
 

4 comentários:

  1. Viva!!! De facto foi bom o reencontro convosco. Espero que nos encontremos ainda mais vezes.
    Grande Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Impecável Carlos! Compartilho essa descrição da prova! Tive o previlégio de 'conceder' uma breve entrevista para a revista atletismo antes da prova iniciar e foquei também a excelente organização da prova da responsabilidade da AFIS, para mim simplesmente a melhor a nível nacional.

    ResponderExcluir
  3. Ganda Nuno, se arranjares essa entrevista manda que tenho todo em interesse em ler.

    ResponderExcluir