sábado

Bora lá à UTAM




Em Setembro, decidi num acesso de loucura momentâneo participar na UTAM deste ano (link). Assim no papel parece simples, prepara-se uma Maratona para início de Novembro, depois corre-se a mesma, e 3 semanas depois embarca-se numa aventura de 61km pelas serras de Barcelos. Nada demais….para alguns talvez, mas para mim é.

Nas 3 semanas depois da Maratona, estive sempre de viagem a nível profissional. “Gastei” a primeira semana para recuperar da Maratona. Na 2ª semana tive oportunidade de fazer uns belos treinos ao “sabor do vento” que me souberam como ginjas. Na 3ª semana (que é esta) fui mais comedido, para encher as baterias para amanhã – fiz apenas 2 treinos por terras germânicas, sem fotos porque foram feitos de noite e o meu telelé não tira fotos de jeito nessas condições:

3ª feira – 12,5km em Mainz, junto ao rio. Uma corrida bem ritmada em que me senti muito bem.

4ª feira – 11km em Hahn – é uma zona, onde após a segunda guerra mundial , se instalaram durante algumas décadas tropas americanas. Há uns anos atrás, retiraram-se os americanos, ficou tudo ao abandono até que a Ryanair tomou conta do aeroporto e de algumas zonas circundantes. Costumo usar muitas vezes este aeroporto, e quando pernoito por ali e tenho algum tempo vou correr para uma zona abandonada, entre campos onde predominam bunkers, bungalows e armazéns abandonados. Nunca tinha ido de noite, e como não tem iluminação aproveitei para testar um frontal que adquiri à pouco tempo…foi a primeira vez que usei um frontal na minha vida e não senti dificuldade nenhuma…comprei um Petzl Myo rxp aconselhado por vários atletas de trail experientes…confortável de usar, com vários tipos de foco….ilumina muitíssimo bem. Tenho que dizer, que tive algum medo ao inicio, pois a zona não tem iluminação nenhuma, a vegetação tem crescido imenso e a paisagem abandonada dá um ar sinistro aquilo tudo. Ainda estive tentado a voltar, mas depois habituei-me e até fiz mais do que queria inicialmente, sempre num ritmo confortável, a não ser quando me assustava com algo e saia uma mini-serie J

Daqui a duas semanas vou pernoitar mais uma vez por ali, e se tiver tempo vou fazer um treininho madrugador, com luz do dia…tiro umas fotos para vos mostrar de que estou aqui a falar.

…e pronto…hoje é sábado, já estive a fazer uma lista com as coisas e levar para a aventura de amanhã, e mais uma vez devo levar uma mochila cheia. Estou com muita espectativa e ansioso por embarcar na UTAM – não sei o que me espera, não sei se estou bem ou mal preparado, mas sei que quero desfrutar ao máximo dos 61km do percurso, do ambiente….passar um bom tempo entre natureza e amigos...o objectivo é “apenas” chegar ao fim.
 
A todos os que amanhã vão participar na Ultra, no Trail ou na Caminhada dos Amigos da Montanha em Barcelos, desejo que corra tudo bem e que se divirtam. Eu vou tentar fazer o mesmo….bora lá à UTAM!!!

10 comentários:

  1. Há muitos anos ouvi uma expressão de um gajo do Norte que nunca esqueci e que se aplica que nem ginjas: Dá-lhe gás!

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte Carlos...que corra tudo bem...vai ser duro mas é preciso força mental...depois fa o realto da prova...
    Bons Klm's

    ResponderExcluir
  3. Só te posso desejar muito boa sorte nessa aventura Carlos! Força. Tenho a certeza que correrá tudo bem e que vais adorar :)
    Que venham essas fotos de Hahn fiquei curiosoa :)

    Beijinhos e boa sorte para amanhã :D

    ResponderExcluir
  4. Bora!!!

    Força!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Força Carlos! Boa prova e diverte-te muito!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Carlos, boa prova amanhã e que tenhas mais uma grande ultra experiencia! De qualquer maneira um gajo duro que ora enfrenta animais ferozes ora corre sozinho à noite num bairro abandonado na Alemanha, "passear" pela montanha deve ser "canja" ;)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Bora lá, muita força! :)
    O meu conselho sábio para ti é: leva papel higiénico (são muitas horas...) :P
    Desfruta da experiência, é o mais importante, sem stress.
    Beijinhos
    PS: Então e tu vais correr assim, sozinho, para uma zona de bunkers à noite? Ai se a tua esposa lê isto... Acabam-se logo os testes ao frontal! ;)

    ResponderExcluir
  8. Força Carlos!
    Vai ser mais um desafio superado, apesar das dificuldades previstas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Força Carlos, Vai dar tudo certo!
    Bons km
    Ju

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado a todos pelo apoio. Tá feita...que grande aventura, tanto de lindo com de duro....precisei de 11h...durante esta semana sai um relato com os pormenores.
    Abraços e beijinhos

    ResponderExcluir