quarta-feira

Trilhos do Perneta - esclarecimentos e informações


Fotografia
“DA NATUREZA NADA SE TIRA A NÃO SER FOTOS, NADA SE DEIXA A NÃO SER PEGADAS, NADA SE MATA A NÃO SER O TEMPO, NADA SE LEVA A NÃO SER LEMBRANÇAS….”

…é este o lema para os TRILHOS DO PERNETA do próximo dia 9 de Março
Fotografia

Os Trilhos do Perneta consistem num treino livre sem qualquer competição. Não existem marcações, pelo que o grupo deverá manter-se junto durante todo o percurso. Vão participar atletas de níveis muito diferentes, desde muito experientes a pessoas que correm à pouco tempo e vão experimentar o trail pela primeira vez. O ritmo a adoptar será sempre do atleta menos rápido, e haverá uma espécie de atleta “vassoura” a fechar o pelotão. Contamos com os atletas mais experientes para apoiar os estreantes sempre que possível e que nos possam transmitir alguns dos seus conhecimentos.

Haverá 3 etapas – 10km, 20km e 30km que corresponde à totalidade do percurso.

Os mais rápidos poderão sempre aproveitar algum tempo de espera para treinar rampas, descidas, fazer pranchas, tirar fotos, subir às árvores, beber um copo ou jogar uma partida de xadrez J

Cada atleta deverá estar minimamente preparado para enfrentar o percurso a que se propõe e é responsável pelos seus actos.

O importante é que venham todos com um monte de boa disposição, para que juntos possamos passar um belo de um domingo de manhã, unidos à volta de algo que temos em comum….o gosto pela corrida e pela natureza.

 Fotografia
INSCRIÇÕES

A participação neste treino livre não tem qualquer custo associado. No entanto, decidimos fazer deste treino um evento solidário * (pormenores mais abaixo).

Gostaríamos que, quem quiser participar, que se inscreva via mail para:

casc1972@hotmail.com

Apenas necessitamos do vosso nome e que nos informem a distância que pretendem fazer (10, 20 ou 30km), pois temos que precaver abastecimentos suficientes, assim como garantir o transporte de volta a quem não irá fazer a volta completa.

Qualquer dúvida não hesitem em contactar via mail.

 Fotografia
CORRIDA E SOLIDARIEDADE DE MÃOS DADAS

Porque não fazer algo que adoramos e sermos solidários ao mesmo tempo?  Gostaríamos de convidar todos os participantes, apenas se puderem e quiserem, a oferecer um ou mais bens alimentares (arroz, massas, enlatados, azeite, óleo) – a ideia é distribuir tudo o que conseguirmos juntar, por famílias necessitadas desta zona. A distribuição será feita através de uma associação que ainda não foi escolhida (Junta de Freguesia, Igreja, Cruz Vermelha ou Escuteiros são as opções).
Um pequeno gesto nosso pode fazer diferença a algumas famílias.
Fotografia

 PROGRAMA

7.15h – Ponto de Encontro junto à Capela da N.Sra. da Piedade em Canedo (Santa      Maria da Feira)

7.30h – Partida

12.00h – Chegada prevista ao local de Partida – naturalmente, sempre dependendo do ritmo.
Fotografia

 COMO CHEGAR A CANEDO?

O melhor é apanhar a A29 (Gaia-Oliveira de Azemeis)…Canedo fica sensivelmente a meio e tem uma saída própria. Depois de sair em Canedo, logo após a saída da portagem, 1ª rotunda em frente, 2ª rotunda em frente, 3ª rotunda (com um barco) à esquerda (3ª saída)…andam ca.200m e já se vê a Capela da N.Sra.da Piedade no alto de um pequena colina. O melhor é contornar pela esquerda até junto da Capela. A Partida e Chegada (do percurso total) será no largo da Capela.
Fotografia

 ETAPAS

São 3 etapas, que na totalidade perfazem ca. de 30km. No fim de cada etapa/percurso teremos um abastecimento farto. No entanto aconselhamos os atletas a trazer bebida e comida para se “aguentarem” entre abastecimentos.

No final de cada etapa, disponibilizamos carros para trazer os atletas que terminam ali a sua participação até à zona de Partida/Chegada.

 

1º ETAPA – Partida de Canedo até Gião – ca.10km com 400m D+

- este percurso caracteriza-se por incluir um pouco de tudo o que normalmente encontramos nas grandes provas de trail…vamos escalar, teremos descidas e subidas ingremes (não muito longas), single-tracks, um riacho para passar e molhar os pés e zonas mais planas para poder-mos correr tb…praticamente todo o percurso é fora de estrada J

2º ETAPA – Gião, Lobão, Caldas, Fiães – ca.10km (desníveis ???*)

- este percurso é o mais corrivel, praticamente sempre plano e a descer. Teremos mato, alguma estrada para fazer ligações, e uma parte em passadiço de madeira junto a um rio.

3º ETAPA – Fiães, Sanguêdo, Lobão, Vila Maior, Canedo – ca.10km (desníveis???*)

- tudo o que desce tem que subir…neste último percurso voltamos ao mato, single tracks e estradões florestais serão uma constante, caracterizando-se por muitas subidas curtas mas ingremes e uma ou outra descida daquelas onde quem gosta de descer pode dar asas à sua técnica…haverá uma outra ligação por estrada, antes de finalizar na Capela da Sra.da Piedade.

No final haverá um abastecimento.

NOTA: Ainda não temos os percursos definidos a 100% (faltam decidir algumas ligações), mas o total de desnível positivo deverá rondar os 1000m.
Fotografia

 MATERIAL OBRIGATÓRIO

- Espirito positivo

- Boa disposição

- 1 recipiente (copo, garrafa, caneca) para beber nos abastecimentos

 Fotografia

Bora lá passar um belo domingo de manhã pelos

TRILHOS DO PERNETA……




8 comentários:

  1. Se não fosse tão longe eu iria mesmo!
    Até porque mais perneta do que eu estou agora não há!
    Vai ser uma festa!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se viesses tinha que incluir uma palestra tua, para ouvir as histórias que tens para contar em primeira pessoa, sobre a malta maluca que abriu caminho a este desporto que é correr na natureza....olha que boa ideia para um Trilhos do Perneta 2 :)
      Abraço de outro Perneta

      Excluir
  2. Anda para aí muita organização de prova que deveria ler este teu 'poste' e fazer um Copy/Paste deste texto para o seu regulamento! :))
    Organização de excelência! Vai ser um sucesso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não exageremos....só quero que a malta se divirta e que goste, absolutamente mais nada :)
      Beijinhos e obrigado

      Excluir
  3. Gostei muito da iniciativa e já estou como a Anabela, "organização de excelência"! :) Vai ser um belo treino, se não morasse tão longe.... ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra exagerada...vamos ver como a coisa corre. Se fosse mais perto da tua zona tinha que fechar o meu quintal com tanta adesão que iria ter... :)
      E quem sabe, vens cá para uns Trilhos do Perneta 2....
      Beijinhos e obrigado.

      Excluir
  4. Grande Carlos e restante pessoal da organização , os meus parabéns !!
    ... , olha que já fui a provas em que de certeza a "organização" podia aprender muito com vós !! ;)

    Agora com vôos entre Lisboa e Porto a 10 euros , e os senhores da CP a terem que baixar o preço dos bilhetes de comboio entre as nossas cidades , olha que estou a considerar seriamente em ir ao Perneta !!

    ...ou melhor , estava !!

    depois reparei no horário , e não tenho comboio de madrugada :) , tinha que ir de véspera e pernoitar no Porto ou arredores , o que o meu apertado orçamento não me deixa abusar , infelizmente !

    Espero que não seja uma iniciativa de um só por ano , ou então que não calhe num mês em que já tenho prova perto ! :D

    Não esperava outra coisa que não fosse, a parte "solidaria" , muitos parabens , e um grande bem haja para todos vós ! Sóis enormes !!

    tudo a correr pelo melhor...
    abraço
    Artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Artur...penso que haverá mais Trilhos do Perneta e afins...sabes que podes contar comigo em alguma logística que precises aqui por estas bandas...é só apitar, se puder ajudar ;)
      Aquele abraço

      Excluir