domingo

Maratona do Porto 2014 - 1ª semana de preparação


Dificilmente poderia esperar uma melhor semana para começar a preparar a Maratona do Porto. Não tem especificamente a ver com a quantidade ou a qualidade técnica dos treinos que fiz, mas essencialmente com a beleza das zonas onde tive oportunidade de correr.

Estive na Alemanha de 2ª a 6ª, onde tive oportunidade de correr 3 vezes, sempre ao fim do dia, (quase) sempre sem grande stress por ter algum outro compromisso qualquer. Resumindo, tive tempo para correr o que me apeteceu…

3ª feira – 13,5km na zona de Stetten (Baden Würtenberg) – já conheço esta zona, pois fico por aqui umas duas vezes por ano, embora nem sempre dê para correr – fico nesta aldeia porque aqui vive um agente nosso. Da última vez que aqui tinha estado só tinha dado para uma caminhada por estar lesionado. Mas desta vez não…fui sozinho, para a zona que conheço, e por entre montes de vinhas, alcatrão, estradas florestais e alguns trilhos em single-track regressei às séries – 6x800m a uma média de 4,04min/km, com 400m de intervalo a trote – não havia por ali uma zona totalmente plana, pelo que fiz as series com alguns desníveis (sobe e desce), que me custaram bastante o que é normal.

4ª feira – 10km novamente em Stetten, mas desta vez num monte ao lado que eu não conhecia. Fui com o meu agente e colega Jochen Grabowski (que em 2005 correu a Maratona de Berlim, mas que deixou de correr…apenas à algumas semanas voltou à corrida uma a duas vezes por semana)…ao fim do dia fui ter a casa dele a correr, e entramos logo pelos montes, sempre a subir, primeiro por estradas alcatroadas entre vinhas e pomares, depois por estradão pelo meio de uma floresta densa, e mais para o fim por um trilho single-track de terra (e raízes) até ao alto de um monte onde estava instalada uma torre (Kernenturm a ca.560m de altitude), que subimos para podermos aceder às vistas sobre toda a zona. A subida foram ca.3km, tendo um D+ de ca.300m…durinho, mas feito sempre a correr, lento mas sem paragens (ok..eu parava para uma foto de vez em quando J). O regresso foi feito pelo outro lado do monte, igualmente bonito. A destacar que havia abastecimentos com fartura…era só esticar os braços e colher directamente das árvores…a escolha era entre maças, peras ou ameixas – escolhemos as últimas e estavam no ponto..uma delicia. Depois de deixar o Jochen em casa, e antes de voltar ao Hotel ainda dei mais umas voltinhas para completar os 10km. Esta foi uma daquelas corridas que nos lavam a alma, levei relógio mas só mais para o fim é que comecei a consulta-lo, esquecemo-nos do tempo, paisagens lindas, cansaço nem vê-lo, voltamos a casa porque estava a escurecer e não tínhamos levado frontal…a verdadeira corrida por prazer. Como recompensa fomos jantar a um restaurante mexicano, com tudo a que temos direito… J

5ª feira – 15km pela floresta negra – pernoitamos em Freiburg, e escolhemos um Hotel na periferia para podermos dar a nossa corridinha no fim do dia. Nem eu nem o Jochen conhecíamos esta zona…perguntamos na recepção, e a senhora indicou-nos um caminho, que em menos de 500m nos fez chegar fora da localidade e dar de frente com uns montes de vinhas. Começamos logo a subir e quando íamos a meio, olhamos à volta e vimos ao longe, num outro monte o que parecia ser a ruína de um Castelo. “Vamos lá?”…”Opa” (este diálogo foi naturalmente em alemão J) ….descemos por entre vinhas, subimos montes, passamos um vale por entre uma aldeia, e começamos a subir…alguns trilhos e muito estradão florestal, denso, mas de vez em quando lá dava para espreitar para cima e ver o tal do Castelo…mesmo assim alguns enganos (trilhos sem saída) que nos obrigavam a voltar para trás e seguir outro caminho…e assim lá fomos, até que finalmente conquistamos o Castelo de Schneeburg (ou o que sobre dele) – ca.600m de altitude – subimos um pouco menos de 400m em menos de 4km, novamente tudo feito em corrida lenta. Que paisagens espectaculares…de um lado a floresta, as vinhas, do outro lado a cidade de Freiburg….belo prémio pelo esforço…desta vez estivemos ali a contemplar as paisagens, a tirar umas fotos e eu a aturar uma menina que me ligou para me vender as revistas da Pró-teste entre outras. “ó menina, eu estou na Alemanha, e neste momento estou no meio de uma corrida e no cimo de um monte” …”sim, sim, compreendo, deve ser bonito, mas olhe que estamos com uma campanha, se aderir tem 5% de desconto imediato e ainda lhe oferecemos uma Gopro para filmar as suas corridas”….esta última parte da Gopro já sou eu a inventar J …pronto, a muito custo e sem ser (muito) malcriado, lá me consegui desenvencilhar da moça e  encetamos o regresso, subindo mais um pouco o monte ao lado, para descer pelo lado oposto ao que viemos. O Jochen ficou-se pelos 12,5km (nunca pensei que ele com meia dúzia de treinos aguenta-se tanto, olhem que estas subidas a correr não é assim para qualquer um, e isto em dois dias seguidos)….eu fui fazer mais 2,5km a um ritmo mais rápido para completar os 15km. Que corrida espectacular…a melhor desta semana!!!
ao longe vimos o que restava de um castelo (e sem óculos) ;)

Na 6ª feira regressei a Portugal e à minha realidade actual de falta de tempo e de imprevistos constantes. Tinha previsto um longo de 20km para sábado de tarde, mas fiquei só com uma hora para treinar.

Sábado – 11km a (4,32min/km) – como tinha apenas uma hora decidi fazer um treino bem ritmado…se quando saí me daria satisfeito por uma média de 4,50min/km, à medida que ia avançando e sentindo-me bem, ia aumentando o ritmo e colocando o “objectivo” mais ambicioso…faltavam 4km e ainda estava nos 4,40min/km de média e acelerei….cheguei ao fim sem estar estafado…já não fazia um treininho destes à muito tempo, pelo que fiquei muito satisfeito – e olhem que o percurso tinha mais de 300m de D acumulado. Aguentar esta média numa Maratona é que era, não? J

Domingo queria levantar-me às 6h para fazer 15km a ritmo descontraído. Mas a Isabel não deu tréguas durante a noite, o que fez com que não me tivesse conseguido levantar.

Assim, fiquei-me pelos quase 50km nesta primeira semana – faltou-me o tal longo para que ficasse satisfeito a 100%, mas mesmo assim foi uma semana de excelentes treinos, diversificados, voltei às séries e aos treinos ritmados, e fiz uma catrefada de desníveis a correr.

A próxima semana é especial, prevejo um aumento de km e um treino muito especial (diria mesmo único) lá para 6ª ou sábado – haja tempo e pernas para o fazer J

25 comentários:

  1. Só vim aqui para ler a descrição dos teus treinos, que já não posso com estas tuas fotos horríveis, pá! :P
    E agora ainda um "treino muito especial"... O que vem lá, hum? ;)
    Beijinhos, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menos se faz fvr, sim??? :P ....Sim, um "treino muito especial"...e sim, vais ter que esperar (por falar em esperar cadê do relato de Óbidos...não me digas que te perdeste? :))
      Beijinhos e boa semana para ti tb

      Excluir
  2. Força aí companheiro. Estas no bom caminho para uma grande maratona. Abraço e muitos e bons klms

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Vamos lá ver, ainda estou no inicio da empreitada.
      Grande abraço

      Excluir
  3. Mas que sítios tão bonitos!
    E depois, estás num local assim tão bonito e... levas com uma chamada dessas :)

    Um abraço e boa continuação!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois são...só enho pena de não ter começado a correr mais cedo..."perdi" 15 anos de viagens pela europa, em que podia ter conhecido muito mais...mas pronto, mais vale tarde do que nunca. Agora estou menos tempo enfiado no Hotel :)
      Quanto ao telefonema a culpa foi minha...quem me mandou atender um nr. privado?
      Abraço

      Excluir
  4. Epah mas que bons treinos! Faz-me lembrar quando estou de férias e saio para correr sem qualquer destino. Infelizmente, 90% dos meus treinos são como referes, sempre em stress a pensar no compromisso seguinte. Assim não custa tanto! Abraço e força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é nas minhas viagens que consigo treinar mais e melhor, pois estou por minha conta apenas. Mas pronto, de uma forma ou de outra a malta desenrasca-se...basta vontade ;)
      Abraço

      Excluir
  5. Treinar em locais diferentes, com paisagens magnificas, a temperatura, maior parte das vezes, ajuda nos treinos... momento nostálgico em recordar Alemanha. Sem dúvida que os treinos têm outro sabor por pisos e terras diferentes. Os olhos também treinam. :) Bons treinos para a 2ª etapa. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade...os treinos custam menos quando se anda por locais que desconhecemos, pois o sentimento de descoberta, a novidade, distraí-nos da corrida.
      Obrigado.
      Beijinhos e força aí nos treinos

      Excluir
  6. Continuas a 'postar' fotos destas e deixo de vir aqui, ok? Já estou como a "Menina", que treino especial? Lido muito mal com estes joguinhos, sabias? A curiosidade matou o gato e matou-me a mim!
    Força campeão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andas muito resmungona para o meu gosto :P ...andas nervosa por algum motivo em especial??? ;)
      Olha, puxa uma cadeirinha e junta-te à "menina" e esperem...o treino "MUITO" especial e "ÚNICO" sai daqui a uns dias...primeira é preciso fazê-lo :)
      Dá-lhe campeã

      Excluir
    2. É o tic-tac! :)))

      Excluir
  7. Vou-me juntar ao coro de mulheres indignadas com estes relatos e fotos! Não se faz! Sempre a treinar em sítios novos e diferentes! Sempre em sítios lindos! E agora....ah e tal...treino muito especial...com essa não me metes inveja que eu no próximo fim-de-semana irei também fazer uma prova especial, num sítio onde nunca antes corri...ora toma e rói-te de inveja =P

    Continuação de bons treinos para o Porto, sempre por sítios bonitos....grrr....
    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pronto...já cá só faltavas tu tb com esse conversa :P ..."sai mais uma cadeirinha" para esperares sentada :)
      Beijinhos e uma excelente corrida especial no fim de semana

      Excluir
  8. Opah, ao contrário desta malta que agora postou tenho a dizer que adorei!

    Adoreis as fotos dos locais onde passaste, dos belos bonecos, já tinha saudades dos jantares (obrigado, pá) e os treinos, ahhhhh, como deve ser bom conseguir dar a volta para conseguir treinar assim.

    Espero que sejas um assinante dedicado da DECO e olha...boa continuação.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra...alguém que me compreende :) ...sempre às ordens e obrigado :)
      Aquele abraço e espero que já estejas a dar no duro para dia 2 de Novembro, que é um domingo ;)

      P.S. DECO??? Grande jogador, um dos meus 3 jogadores preferidos de sempre no meu FêCêPê...viste aquele último golo no jogo de despedida dele....tb sei fazer aquilo, só que depois fico 3 meses no estaleiro com o joelho torcido.

      Excluir
  9. Muito fixe !!
    ... mas que grandes treinos , e que bela zona essa Alemanha para a pratica do trailrunning! :D

    ...este ano a Maratona (ou melhor as maratonas) , ainda vão correr melhor !


    Tás a pensar em tempos , para a da Porto ?? Under 3h30 ?? ;)

    Estou contigo , dá-lhe forte !
    72 Rules !! ;)

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks ;)
      Sim, se a preparação correr bem, no Porto vou tentar bater o meu recorde, se possível baixar as 3h20min. Como é que é, tamos nessa?
      Abraço ....72 rules :D

      Excluir
  10. Sempre a nos brindar com maravilhosas postagens e fotos ! Parabéns, amigo.

    ResponderExcluir
  11. Eh pá.. vou deixar de vir aqui e ver isto tipo de coisas...é demasiado bom!
    :)

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa-te de lamúrias e vai correr ;)
      Abraço

      Excluir
  12. Grande inicio de preparação ,sem duvida que os locais de treino funcionam como um incentivo para correr e então se existir natureza...quanto melhor.Se DEUS QUISER lá estaremos em Novembro para mais uma maratona , graças a ti consegui o Dorsal em "promoção"que deu aquele clik que faltava para me inscrever.Não vou obviamente com os mesmos objectivos que tu mas pelo menos no inicio prometo acompanhar-te.Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que umas belas paisagens ajudam imenso. Quanto à inscrição não tens nada que agradecer...não fiz nada.
      Bora lá treinar para mais uma Maratona :)
      Abraço

      Excluir