quarta-feira

Volta a Portugal Solidária - um projecto de João Casal - etapa Cristêlo-Viana do Castelo (25km)

Hoje participei numa etapa da Volta a Portugal Solidária, e tive a honra de conhecer um pouco mais de perto o João Casal, responsável por este projecto. Já sabia quer era um atleta de eleição (nem consigo imaginar o que é fazer mais de 2600km a correr em pouco mais de um mês - os mesmos km que eu faço num ano inteiro e vejo-me negrinho :) ), mas mais do que isso pude comprovar o enorme ser humano que está por trás do atleta, Homem de uma humildade incrível que sacrificou mais de um ano do seu tempo, da sua vida familiar e já agora também a parte económica para se dedicar a fundo num projecto enorme para ajudar os outros. Nada se consegue sozinho e tudo isto só é possível com o apoio da família, que também tive o prazer de conhecer - esposa, filho e namorada do filho que o acompanham numa carrinha com poucas condições. Fiquei a saber que o correr as etapas é a menor das dificuldades, que o grande problema é conseguir dormida e apoios - ainda hoje vi as condições em que dormiram...numa junta de freguesia, em colchões e hoje ainda não sabem como nem onde vão ficar. A minha admiração e grande respeito por toda a família Casal.

Quanto à etapa de hoje, ligou Cristêlo (perto de Caminha) a Viana do Castelo, num total de quase 25km. E porque é que eu fui fazer uma etapa a mais de 100km de casa? Porque quando o João Casal passou na nossa zona eu estava fora, porque gostei do projecto desde a primeira hora, adoro correr, estou de férias e o João merece todo o apoio. Chega? Além da minha pessoa estavam mais uns quantos atletas ali da zona de Viana presentes...aquilo era só maquinões e eu ali no meio deles...sem stress, o ritmo foi baixo, o pessoal 5 estrelas e o percurso fabuloso, sempre junto à costa, na grande maioria por trilhos como a malta gosta e sempre plano - mas não foi só facilidades, pois os pisos massacravam...ele era paralelos, ele era algumas partes em areia....mas não me posso queixar...ia ali o João com mais de 2.600km nas pernas, fresco como uma alface (incrível), sempre a falar e a contar peripécias, de forma a que os 25km passaram num instante. Falta referir que os valores que forem angariados hoje revertem a favor do Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.


















Queria apelar à solidariedade da malta corredora para este projecto... a Volta acaba amanhã e o João ainda tem 300 camisolas para vender...custam € 7,50 cada uma...valem bem  o dinheiro...se puderem comprem uma...para isso basta contactar o João de uma das seguintes formas:
Emailvoltaaportugalsolidaria@gmail.com
• Telefone:  933262504
• Página de facebook: https://www.facebook.com/joao.casal.96

 O João Casal fica apenas com uma pequena parte do valor, equivalente ao custo da camisola. O resto é entregue a uma entidade que vocês próprios podem indicar.


Bora lá...um bocadinho a cada um não custa nada.


Hoje a corrida deu-me a conhecer mais uma data de pessoal porreiro e proporcionou-me  mais uma experiência enriquecedora.

7 comentários:

  1. Fantástico projecto de aplaudir e incentivar!

    E quanto a ti... depois duma Maratona no domingo já estás a correr 25 kms?!? É nestas alturas que me sinto muito pequenino... :)))

    Um abraço e boas férias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida! Quanto a mim, estou impecável...recuperei logo...eu acho que o meu corpo já nem sente nada, só pode ser isso...por isso tenho que aproveitar a onda :)
      Pequenino senti-me eu hoje, não só junto do João Casal...mas havia ali gente que fez Viana - Santiago na semana passada em 3 dias (85km por dia)..acreditas??? Outro que falava em 3 series de 5km para 15min??? e ainda outro que faz como treino de rampas 20x500m de rampas??? ....meti a violina ao saco :) ...hehehe...há cada maluco...mas aposto que ninguém tem a catrefada de provas que tu já fizes-te...pumbaaa....vai buscar. E não pareces ser assim tão pequenino...eu tenh 1,85 e tu até és capaz de ser maior, não? :)
      Abraço

      Excluir
    2. Eu bem digo que sou mais pequeno que tu, tenho 1,80 :)))

      Um abraço

      Excluir
  2. São gestos assim que deixam o ser humano mais nobre, parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  3. És grande !!
    ...mas isso já tu sabes , e todos os que te acompanham e conhecem , virtualmente ou não ! ;)

    Ainda estive atento , a esta iniciativa , queria ver se passavam na zona de Sintra ou no minimo por Lisboa , mas a determinada altura , escapou-me da memoria e perdi o "rasto" á iniciativa !

    Seja como for , é destas historias e destas gentes que o mundo está a precisar !
    Parabéns a todos , grandes em tudo !!

    Bem hajam
    Artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi pena não te teres lembrado, pois acompanhar o João num "treino" destes e ouvir as histórias é uma oportunidade de ouro de conhecer um grandioso atleta e homem. Pode ser que surjam outras oportunidades.
      Aquele abraço

      Excluir