segunda-feira

Meia Maratona de Viana 2017 - não pode ser sempre domingo


Falando português o que me aconteceu ontem é no mínimo um bocado fodido. Tá dito.
Fazer uma meia maratona de faca nos dentes desde os 7/8km, uma prova de enorme garra, só eu sei quanto me custou voltar ao centro de Viana com o tempo em que cheguei, quanto tive que lutar para arrastar as minhas pernas de forma a que chegasse ali tão perto com um novo recorde pessoal … acontece que uma Meia Maratona tem um pouco mais que 21km e não 20,86km …


O dia até estava a correr bem … pessoal do CAL bem disposto como sempre – poucos mas bons. Primeiro pequeno-almoço na Laurita. Viagem tranquila até Viana onde chegamos cedo com a desculpa de ter que levantar os dorsais – a ideia era chegar ao Natário e ter mesa para sentar. Nada disso, um lugar ao balcão e já foi uma sorte. Uma bolinha e um café para manter a tradição e mais meia dúzia para levar para casa.


O sol apareceu mas estava frio … a tradição do frio também se manteve, já a da chuva nem por isso o que foi bom. A tradição de tirar a roupa apenas uns minutos antes da partida tb se manteve J … ainda deu para um aquecimento melhorzinho que o habitual e toca a ir para a zona de partida onde já estava praticamente todo o mundo. Bem … não resta outra alternativa a não ser ficar na parte de trás de pelotão. Até aqui a tradição se manteve J

com um calção de compressão destes até eu ... 

a equipa maravilha ... 
Partida … e nada. Nem um passo. Demorei 2 minutos para passar o pórtico e depois precisei de quase 4km pra atingir a média que precisava para chegar na 1h25 ao fim, objectivo muito ambicioso* a que me propus.  
Mesmo com o esforço despendido no para e arranca e nos ziguezagues para recuperar sentia-me bem. Os primeiros 10km até ao retorno tem mais subidas. Quero chegar lá com 4,05min/km ou seja um bocadinho abaixo dos 41m. 

Por volta dos 7km volta o fenómeno dos músculos das coxas presos, situação habitual desde inicio do ano. Valeu de pouco os treinos ligeiros, a massagem e os dois dias de descanso desta semana.



Passo o retorno com 41min e alguns segundos. Tudo impecável menos as pernas ... mais concretamente os músculos posteriores das coxas, ambos, que me obrigam a arrastar a passada. A sensação é de que vou quase a caminhar, mas a verdade é que vou conseguindo manter o ritmo.

É nesta fase que desisto da 1h25 e passo a concentrar-me em bater o meu rp que está na 1h27,43 ... tb é durante estes km sofridos que vou a pensar que preciso mesmo de meter uma ou duas semanas de descanso, uma espécie de reset muscular. Está decidido, vou faze-lo.

Sofro mais a subir e menos a descer. Felizmente na volta são mais descidas que subidas. Entre o km 17 e 19 voltamos aos viadutos à entrada de Viana. Detesto rectas ... o cansaço físico está a fazer-se sentir. Tenho um gel no bolso, mas o facto de ter que tirar as luvas, abrir o gel e toma-lo faz-me decidir ir assim até ao fim. Todos os segundos contam e eu aguento.


As coxas estão uma lástima ... é pena porque acho que tinha reservas para um último forcing. Mas é melhor não abusar ... isto está preso por arames.

19km entramos no centro de Viana. Como sempre muita gente. Tenho direito a alguns incentivos do meio do público - obrigado. 20km ... do outro lado já vejo a meta. Espreito o relógio ... vai dar, é só controlar ... último retorno, 500 ou 600m ... vai dar para ficar no minuto 26 ... espectáculo ... sou o maior!! ... 


... até que uma forte contractura na coxa direita me manda ao chão ... assim, de repente quando eu já só via o pórtico da meta, ali tão perto à minha espera ... não acredito nisto ... tento levantar-me e não consigo, para o fazer tenho que fazer força nas pernas e não dá .... para terem uma ideia deve ter sido mais ou menos isto...


Aproveito para agradecer a alguns atletas que se aproximaram de mim para perguntar se precisava de ajuda, largando a prova deles preocupados comigo assim como ao atleta que me ajudou a levantar.

Arrastei-me até à meta ... não ia desistir a tão poucos metros. Quase 7 min para fazer pouco mais que 300m. Mesmo assim 1h32min.

sim, estava cabeçudo ...


Desiludido? Nem por isso. Chateado? Sim, comigo próprio, por saber que estava no fio da navalha e mesmo assim ter arriscado, ter continuado. Acabou por ser má opção.

300m ... faltou um danoninho e é esta a diferença entre chegar à meta empenado mas bem, entrar em modo recuperação com um sorriso de orelha a orelha ou chegar a mancar com dores, lesionado e cabisbaixo.

O que vale é que a mim a neura passa rápido e para isso contribui muito a maluqueira dos meus compinchas. Pouco depois da meta já andava na put@ da brincadeira. 


amigos da onça a rir-se do velho e agora verdadeiro Perneta ...

Importante agora é recuperar bem - embora esteja com dores e dificuldade a caminhar não deve ser nada de muito grave. Digo eu que conheço os sintomas da vida de futeboleiro no passado. Também não posso fazer muito agora, estarei no estrangeiro até ao fim do mês - o bom é que vou apanhar temperaturas negativas (hoje em Estugarda apanhei -12 graus) ... não preciso colocar gelo na pernoca, vou fazendo crioterapia durante o dia. Basta andar na rua.

Por falar em gelo. Sabiam que a organização da MM Viana não tem gelo no fim para alguém que como eu possa aliviar o problema? Fui a duas tendas de massagem, falei com não sei quantas pessoas ... foram-me mandando de um lado para o outro até por fim me aconselharem ir pedir gelo a um café. Muito mau mesmo. Afinal estamos a falar de uma das MM mais conceituadas do nosso País.

Apesar de tudo valeu a pena, foi uma manhã de grande divertimento, fiz mais uma prova espectacular e fiquei a saber que tenho ainda margem de progressão nesta distância.



Ahhh ... e aprendi que só fica feito quando passas a linha de meta. Nem sempre é domingo 😉

20 comentários:

  1. Uma boa recuperação e muito descanso. Beijinhos. ;)

    ResponderExcluir
  2. É assim, arriscar até rebentar. Desta vez rebentou... mas tens todas as outras antes que correram bem. Esta só não correu como querias, mas tomara muito boa gente sem ser perneta fazer um tempo desses ;) Só está feito quando passamos a linha sem dúvida. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi .. desta vez rebentou mesmo. Serve como aprendizagem.
      Aquele abraço

      Excluir
  3. Rápida e eficaz recuperação!
    Como não há nenhum botão de undo que nos permita corrigir algo atrás, é tentar tirar as ilações.

    Muita força!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Com certeza servirá de aprendizagem.
      Aquele abraço

      Excluir
  4. Epah não era bem este o relato que queria ler mas ainda assim...isso foi falta do gel! Tu usas os de rosca, né? Pois, (quase) todos os outros rasgam-se bem com luvas, sem luvas, com dentes, sem dentes, com coroas ou placas do Maló.

    Esse teu auto-retrato de atleta lesionado não foi tirado no chão do Natário, pois não?

    Essa do gelo é muito mau mas em vez do café podias ter ido à lota, fica a dica para futuras necessidades, sejam elas de corrida ou para um gin ou refrescar um single malt.

    Mas olha que essa do descanso é importante, muito importante, até podeia brincar com a tua idade mas nem é isso.

    pelo que vamos por aqui percebendo tens colocado muitos e bons km nesses membros e músculos.

    Mesmo que não seja paragem completa, mas com muitos menos km vai fazer bem.

    Boa recuperação.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso desde o CCC que ando a usar um gel de rasgar da Prozis (e não, ainda não sou patrocinado por eles) :)
      Lol .. não .. o auto-retrato no chão foi escandalosamente gamado da net. Mas entretanto o FB está inundado de fotos com o Perneta no chão ;)
      A lota está fechada ao domingo :(
      Mais uma ou duas semanas e estou de volta aos relvados.
      Obrigado.
      Grande Abraço

      Excluir
  5. O teu sofrimento e ajuda do atleta foi captada por um fotografo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi ... aquilo é que vai para ali uma festa ;)

      Excluir
  6. O CARLOS quando passei por ti e falei contigo sem me dizeres vi logo que ias para qualquer coisa especial...foi pena fica para próxima .Acredito que deve ser frustrante ver a meta ali tão perto..uma boa recuperação .Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi frustrante mas passou logo ... não fico muito tempo a matutar nestas coisas. Agora é recuperar que há muito ainda para conquistar.
      Obrigado e é sempre um gosto rever-te.
      Abraço

      Excluir
  7. Fogo, que mal, assim tão perto do fim... Agora o que interessa é recuperares bem.
    Têm sido recordes atrás de recordes, por isso faz-te bem um descanso. O ano ainda vai apenas no início. ;)
    Beijinhos e boa recuperação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mau por ter sido uma lesão ... mas pronto, há coisas piores.
      Obrigado.
      Beijinhos

      Excluir
  8. E mesmo assim cruzaste a meta!
    HERÓI!
    Rápida recuperação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram apenas 300m ... então depois de tanto esforço não ia lá buscar a medalha??? Ainda por cima à volta era mais longe ;)
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  9. Olá Carlos.
    Embora não nos conheçamos pessoalmente, tenho por hábito de tempos a tempos vir aqui ler as tuas aventuras, relatos curiosos e muitas vezes deliciosos e maluqueiras várias!
    Logo, reconheci-te em Viana quando me passaste no tal viaduto / variante chato chato, pelos 17kms.
    Na verdade, ainda tentei apanhar boleia pois já estava farto da reta (que também me aborrece de morte), mas já estava em gestão para dar algo mais no km final, se desse.
    Eis senão quando vejo uma foto no face e pareceu-me seres tu, e eras mesmo. Lamento muito o teu infortúnio, realmente senti que ias em aceleração, possante e confiante.
    Como diz um amigo meu, fica para a próstata!...
    Boa recuperação e toca a pernetar por aqui e por ali.
    Um abraço,
    João Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João. Obrigado pelas visitas e pelo comentário. Podias ter dito alguma coisa ... mas olha que já não ia muito fino quando passei por ti, já ia em esforço, na luta ... paciência, são coisas que acontecem e existem coisas piores.
      Fica para a próstata ;)
      Grande abraço e numa próxima diz alguma coisa

      Excluir
  10. Eh pá, já tinha visto as imagens e os posts no Facebook, mas ainda não tinha cá vindo ler o teu relato.

    "Acabou por ser má opção."
    Falar depois do resultado final é mais fácil. Se não tivesses arriscado estarias - eventualmente - a relatar que tinhas acabado tranquilo e arrependido por não teres dado mais um pouco. Não vale a pena chorar sobre leite derramado, ou neste caso sobre perneta tombado. :)

    Boa recuperação! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois .. até hoje correu sempre bem, algum dia iria acontecer. Paciência. Serve de experiência e de aprendizagem.
      Obrigado. Abraço

      Excluir