sexta-feira

"Não há festa como esta" ou "A vida são dois dias e o Avante são 3"



Foi em Dezembro passado, antes do Natal, que durante uma Corrida Solidária no Porto duas amigas dos Montemorrow (ou lá como se chamam) me convidaram para ir à Festa do Avante.
“Ok .. eu alinho … quando é?”
“Primeiro fim-de-semana de Setembro”
Estava a combinar algo há quase 10 meses de distância – na altura ainda considerava uma brincadeira, mas a coisa foi ganhando contornos de se concretizar ao longo dos meses seguintes e chegado à hora lá estava eu a cumprir o prometido, com as duas “organizadoras” e mais três que se juntaram à festa. 1 Perneta + 5 Montemorrow’s ou lá como se chamam J
Na coisa entrava campismo o que para mim era novidade (sim, aqui o velhadas nunca fez campismo a não ser 4 dias em S.Pedro do Sul com uns amigos há tantos anos que nem me lembro). Sem stress … eu aguento J
E não só aguentei como me adaptei perfeitamente às condições inerentes ao campista festivaleiro …

banhinhos de água fria com o solzinho a bater no lombo ... bem bom para acordar ... lavar a tomatada e o queijo com a mão por dentro dos calções ... ui ui, maravilha ... tirar a espuma desses sítios é que já era um problema ...

este tipo de casa de banho é um 2 em 1 ... super higiénico porque não precisas de tocar em nada e excelente como reforço muscular dos músculos das coxas ... o problema é a malta que acerta fora ou bem ao lado ... era para tirar uma foto e publicar, mas acredito que iria perder metade dos desgraçados que ainda leem o PK  ... não é por nada, mas por acaso eu acertei sempre à primeira e sem tocar nos bordos sequer não deixando qualquer rasto ... quem viesse a seguir a mim estava garantido ... como diz o Paulinho "até ficava na dúvida se tinha feito alguma coisa" ... 


Do programa de festas fazia parte uma corrida (inscrições gratuitas) … a clássica Corrida do Avante que se realizou no domingo de manhã com partida e chegada na Quinta da Atalaia, recinto onde se realiza a festa durante 3 dias. O percurso Amora-Seixal-Amora tinha um pouco mais de 11km que como sabem é a minha grande especialidade e me dava naturalmente uma enorme dose de optimismo para conseguir um grande resultado, não fosse … e agora vem as desculpas habituais … 2 dias de farra nas pernas, poucas horas de soninho, muita comida e ainda mais cerveja e por fim além de não correr lá grande coisa também não andar a treinar nadinha.  
elas não me largam ... tb não é de admirar ;)

ao fim de alguns anos encontrei o Silvio em carne e osso - ó moço, vê se voltas a escrevinhar alguma coisa lá pelo teu cantinho...

cá linda foto artística ...

tenho que confessar uma coisa ... corri pelos Montemorrow ... faltava 1 para fazer equipa e eu deixei-me levar na cantiga das moças ... mas vesti orgulhosamente a camisola do CAL ... (prometi que referia isto aqui neste texto... agora espero que ninguém ligado ao CAL e aos Pernetas leia isto) ...

que categoria de moço ... coisa mai linda da mama ... (por falar em mama, sabiam que a minha mãezinha tem facebook desde há uns dias, e acesso ao que escrevo por aqui? Pois, vou ter que ter cuidado com o que escrevo e parvoíces vão deixar de existir)



E assim foi … com as pernas bem pesadinhas, umas 4 horitas de sono e sem fazer aquecimento lá estava eu a correr no meio dos quase 2000 atletas inscritos. Primeiros 2km no meio da multidão sem poder (e querer) acelerar muito, para aquecer e ver como estava a máquina e depois começar a aumentar o ritmo sem nunca entrar verdadeiramente em esforço máximo. E só por volta dos 5km é que me esforcei mais quando já no centro do Seixal aparece um carrossel de duas subidas bem durinhas que me “desafiaram” e eu não disse que não – adoro subidas e não resisti a faze-las de prego a fundo (o prego a fundo possível para as condições actuais) – soube-me bem, colocou-me os bofes de fora e cansaram-me mais do que eu queria. Depois do retorno  a mesma coisa, as duas subidas agora eram descidas e as duas descidas eram subidas que foram feitas a bulir. Resultado … falta de forcinha para o que faltava … uma recta enorme de 2km no Seixal e outra com a mesma distância do lado de Amora até à meta dentro da Quinta da Atalaia foram feitas com dificuldades .. falta de pernas (não há milagres) e calor .. não levei o relógio, mas pela organização fiz 50,30s o que deu para um 383º lugar na geral (em 1623 que chegaram ao fim) .. nada mau J
confesso que gosto desta equipa ...

ri-te ri-te ... para não chorar ...


Mas a corrida foi apenas um pormenor … um pormenor que me deu gozo, pela corrida em si, pelo percurso à antiga, organização caseirinha e malta bem disposta … só achei que houve pouco apoio da população durante a corrida, mesmo na chegada estava bastante gente mas muito apática – disseram-me que nem para os primeiros houve grandes aplausos, mas para compensar o “speaker” era um espectáculo, tinha piada e animou a chegada enquanto houve gente a chegar. Parabéns à organização!!!
Fui para a Festa do Avante para a festa em si e a corrida foi apenas um pormenor. Não houvesse corrida ia na mesma. Foi a minha estreia e confesso que não levava expectativas – a quem eu contava que ia havia uma imediata conotação politica que considero natural. Não sou comunista, e confesso que não ligo muito a politiquices, apenas existe um partido do qual não gosto mesmo (e não é o PCP) e no qual nunca votaria (nunca digas nunca, mas neste caso...) … mas sou votante assiduo, quando existem eleições tenho por hábito ver os programas, ouvir os candidatos e decidir por aí. Já votei em branco por não me identificar com nenhum. Fui assim, de espirito completamente neutro mas sabendo que ia estar 3 dias a ver bandeiras vermelhas (e azuis tb) do PCP, ciente de encontrar muitos comunistas ferrenhos, de ver cartazes espalhados com as mensagens das filosofias comunistas, etc, etc, etc. E assim foi o que é perfeitamente normal … afinal é a Festa do Avante, organizado pelo PCP. Ou acham que se os Superdragões organizassem uma festa, iam lá ver bandeiras dos outros clubes? Não tem que ser neutros!!!
Aí vão eles ... abram alas ... 
 


foi todos os dias até fechar ... acho que foi um bom treino para as 24h de Vale de cambra
 

O que vi também foram dezenas de milhares de pessoas, comunistas ou não, de todas as raças e feitios, idades desde recém nascidos a idosos (muito idosos), famílias inteiras num espaço comum a conviver em saudável ambiente de boa disposição, com civismo. Mesmo com os excessos de álcool (e outras substâncias) normais nestas andanças não vi agressividade, não vi má-educação … tudo na boa, e confirmo que a tal solidariedade existe mesmo… e foi disso que mais gostei ..

a verdade é que não há Festa como esta!!! 

tb se descansou ... não pode ser só farra ..

 ... por acaso até pode ...


3 dias de festa com um programa muito diversificado e de qualidade. Tanta coisa que é impossível ver tudo o que se quer, tem que haver escolhas e essas cabe a cada um fazer. Depois o que acham poder almoçar em Beja, ir comer a sobremesa a Aveiro, tomar um café a meio dessa “viagem”, lanchar em Coimbra e ir jantar a Itália? Para quem gosta de comer e beber a Festa do Avante é o nirvana na terra … nem sabemos para que lado nos virar com todas as regiões de Portugal representadas com tasquinhos a servir as especialidades de cada uma, além dos tascos internacionais com a representação de todos os continentes – o difícil é mesmo escolher. E os preços? Tabelados, justos … um exemplo … cerveja custava € 1,25 o copo 0,25l e uma lata de meio litro 2 € … com o calor que estava podem imaginar a estragação que foi J


aiiii .... um dos movimentos mais repetidos durante estes dias ... 


Ahhh … por falar em preços … 3 dias de festa por € 23 … não é por dia, é pelos 3 dias … sim leram bem. Programa de qualidade desde as 10h até às 2h. E para acampar € 7,50 por pessoa e outros € 7,50 por cada tenda para os 3 dias também.



sempre até à última ...

Uma última palavrinha para os “camaradas” que me aturaram durante estes dias … obrigado meus amigos … os Montemorrows ou lá como vocês se chamam até que não são assim tão maus como parecem. Até são porreirinhos … e sabem uma coisa? Foi um fim-de-semana que me encheu a alma e espero que possamos repetir, quem sabe com um grupo ainda maior J

como alguém escrevinhou um dia destes por aí "Se podia ser sem vocês? Poder podia... Mas não era MESMO a mesma coisa! ... na mouche...
Hoje posso dizer e confirmar também  “Não há Festa como esta” e que não vai ser a última vez que vou ser “camarada” por aquelas bandas. Vontade em voltar é o que não falta.




Venham as 24 horas …

10 comentários:

  1. Eu sou suspeito mas gostei muito desta crónica! E já imaginaste o trabalho que dá em montar e desmontar aquilo tudo! Sim porque todos o anos a disposição da Festa é diferente e tudo é montado de novo excepto algumas estruturaras fixas com é evidente. Mas os pavilhões são desmontado e montados todos os anos e com uma "arquitectura" diferente, despis além do concertos há teatro, cinema, debates e o desporto não se resume à corrida há muito mais! Aquele abraço e vais para os aplausos para!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem imagino o trabalho que dá ... tive oportunidade de falar com alguns dos voluntários que ano após ano ajudam em colocar toda a estrutura de pé. Programa é 5 estrelas, com tanta oferta interessante que ficamos com pena por não poder ver tudo o que queria - como em tudo na vida, temos que fazer escolhas. Para o Aplauso? Obrigado. Grande Abraço

      Excluir
  2. Divertiste-te, e quando assim é, está tudo bem.
    Força para as 24 horas!!!!

    Grande abraço

    ps - E se ainda nunca tinhas acampado, olha que aqui este teu amigo, mesmo sendo bué da mais velho, também nunca acampou... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afinal não sou espécimen único :) ... havia outro, que agora ficou sozinho nessa de ser "velhadas" e nunca ter acampado :)
      Aquele abraço

      P.S. As 24h correram melhor que esperado :)

      Excluir
  3. Parece que foi bonita a festa :) nunca fui ao Avante, só mesmo à corrida. Mas este ano apesar de estar inscrito acabei por não ir. Depois de um treino longo no sábado e da estreia no ginásio na sexta, Domingo estava com dores a mais para correr ;)
    Boa prova para Vale de Cambra.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu digo, o ginásio mata um gajo :P
      Grande Abraço

      P.S. Em Vale de Cambra fiz mais do que esperado

      Excluir
  4. Olha lá, biestes à capital e num dissestes nada?!! Humpf! :P
    Mas bom, já vi que te divertiste, que é o mais importante. Também fiz uma vez essa corrida e gostei. À festa do Avante já não vou há muitos anos. Eu, ao contrário de ti, vou acampar muitas vezes, mas num festival confesso que já não sei se seria capaz. É muita confusão e preciso do meu sono de beleza! lol :)
    Espero que as 24 horas tenham sido igualmente boas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só passei na capital de raspão para lá e para cá ...
      Sono de beleza??? Enfim ... gajas ;) ...
      Beijinhos

      P.S. As 24h foram bué de melhores do que esperava ;)

      Excluir
  5. Bah... Acampar não é para mim, que gosto muito de mordomias! :P
    Diz que a Festa do Avante - à qual nunca fui - tem um ambiente fantástico independentemente da força política que se apoia. Ainda bem que gostaste. A tua prestação na "prova rainha" do atletismo acaba por se aceitar tendo em conta todo o contexto. :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabes lá se não é para ti? Tb gosto de mordomias, mas não tive problema absolutamente nenhum em acampar, até gostei. A Festa do Avante é "a Festa" ... tá tudo dito. Quanto à minha prestação foi a possível e esteve muito bem assim.
      Aquele abraço

      Excluir