quinta-feira

Outubro 2017 - mesmo a tempo da Maratona



Depois dos bons indícios na última quinzena de Setembro, Outubro confirmou que estou a voltar à boa forma. Foi um mês bastante intenso a nível de corrida, incomparável com qualquer outro deste ano. Foram 240km em 18 treinos.  Voltei a correr acima dos 20km seguidos (e foram muitas vezes) sem parar, voltei às series e aos treinos em ritmos altos e fiz duas provas – a Meia Maratona da de Ovar e o Aquatlo daFeira.
E veio mesmo a tempo de fazer uma preparação mínima para a Maratona do próximo domingo. Tudo um bocado em cima do joelho, à pressa, mas foi o possível.
- fiz 4 longos (25, 28, 30 e 30km) entre o dia 2 e o dia 21 
- fiz 2 treinos de series longas (4x2km e 8x1km abaixo dos 4min/km)
- fiz 2 treinos de ritmos muito fortes (5km a 3,57min/km e 10km em 40m7s)
Sei perfeitamente que isto é um atropelo a tudo o que se deve fazer mas acreditem que nunca fiz um treino destes em que estivesse de alguma forma limitado por dores, por cansaço excessivo ou outras coisas anormais. Pelo meio fiz muitas corridas de recuperação curtas, e alongamentos. No fundo sinto-me a voltar à boa forma e isso motiva … chegar a uma subida e faze-la de gás colado ou estar com o coração a parecer que vai saltar da boca e ainda ter pernas para acelerar, ir a 4min/km e ter força para meter uma abaixo para fazer aqueles 300m até à esquina daquela casa ainda mais rápido só porque apetece … tão bom não é? Já não sabia como era, mas em Outubro voltei a sentir e várias vezes.
Precisava de um mês assim por tudo mas também para a Maratona de Domingo. Por mais Maratonas que corras (no meu caso já são algumas),  a coisa mete respeito. Não é por acaso que é a prova Rainha e a minha prova preferida. Por muito bem que estejas nunca está garantida (em nenhuma prova, mas nos 42,195km de uma Maratona muito menos) … tendo um ano completamente atípico e complicado, o mês de Outubro além de uma boa base de treino deu-me confiança para enfrentar a Rainha das provas de Estrada … não haverá a luta por um recorde pessoal como tinha planeado no inicio do ano, mas haverá luta para simplesmente acabar, para me divertir participando na festa de mais uma Maratona do Porto (onde me estriei há 7 anos atrás e nunca mais faltei desde então) J 
Venha ela ….

11 comentários:

  1. Portanto(s) estás melhor e isso nota-se.

    Corra a maratona como correr sabes que já recuperaste dos problemas físicos que te atormentaram e só isso é muito bom.

    Boa prova,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo ... sinto-me bem, motivado e com vontade de colocar objectivos nas minhas corrida num futuro próximo ;)
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  2. Vai correr bem e vais divertir-te muito, de certeza! Boa prova :)

    ResponderExcluir
  3. E é tão bom correr assim, não é? :)

    Muita força para domingo!!!!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. É muito bom ver-te com esta motivação... aproveita e boa prova

    ResponderExcluir
  5. Disfruta! Os recordes estarão à tua espera. Boa Prova.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Até pareces um queniano a treinar!!!

    Boa prova!
    Abraço

    ResponderExcluir